Por que, porque, porquê, por quê...Muitos PQ'S!

Olá, recebi dezenas de histórias sobre lesão medular e a vida depois da lesão. 
Vi que aprendi um pouco com cada um que mandou e me fez aprender muito mais coisas com vocês. 
Tem umas coisas que temos que dizer "pior que tá não fica". A gente acha que nunca irá melhorar, só pioram as coisas quando você do nada tem uma lesão medular. 
Mas Deus nos dá força e não dá uma cruz maior que não possamos carrega-la. São grandes exemplos de superação e limites! 


Aprendi uma coisa muito importante (já sabia), mas vale lembrar que quanto mais lermos, mais aprendemos. 
Cada lesão é uma lesão, nenhuma lesão é igual. Podemos ter a mesma altura de lesão, mas nunca será igual a minha ou a sua. 
Cada um tem um resultado, uma reação, um diagnóstico, uma recuperação, um espasmos, uma independência, uma fisioterapia, um jeito de lidar... 
Por que estou dizendo isso? Porque cansei de ouvir comparações de lesão medular.

"Porque fulano se recuperou mais rápido que você." 
"Porque fulano faz isso e você não." 
"Mas ela/ele voltou a andar." 
"Ué, mas ela é tetraplégica e consegue mexer os braços?" 
"Porque você não fica em pé como ela/ele?" 
"Ela/ele consegue mexer uma perna e você?" 

E você?! 
E eu?! 
Eu tenho uma lesão e ela/ele outra. Eu tive uma reação e fulano outra, eu tenho os meus limites e faço o que posso. E você sabe o que é lesão parcial e lesão completa?! 
Pelas perguntas não. Lesão completa, perca de movimentos total. Sem chances de voltar a andar e recuperar os movimentos. Só um milagre! (Meu caso) 
Lesão parcial a medula foi "amassada", e ela pode ou não pode voltar aos poucos, alguns levam anos e outros meses. Depende de cada PESSOA. 
Tetraplégico que consegue mexer as mãos e os braços. São vários níveis, há alguns que sabe lidar melhor que um paraplégico. 
Quando a lesão dele não é COMPLETA, com muita fisioterapia ele consegue voltar aos movimentos dos braços e começar a fazer suas atividades, mesmo com lentidão, mas volta! Uma grande conquista! 
Mas e as fisioterapias? Por que você não faz? 
Já viu o preço de um tratamento e para se cuidar?! Da última vez que fiz um orçamento com uma clinica de alto nível e muito bem recomendada, o custo ficou em R$5 mil por mês. Deixando claro que é em outro estado e ainda tem a estadia, alimentação e condução. 
Ué, mas as vezes você gasta dinheiro com bobeira! 
Opa! Uma coisa é você pegar e comprar um jeans novo, ir em uma festinha...gastar R$100 reais no almoço. Outra coisa é você ter que ter no mínimo R$10 mil em mãos e ir fazer fisioterapia. 
Ahhhh...mas tem as clinicas Sarah, AACD, ABBR, APAE, LUCY MONTORO, etc... 
Passei por algumas delas, fiquei um período que mostrou-me como viver em uma cadeira de rodas e que a vida não acaba em duas rodas. Agradeço por elas, por hoje ter conquistado minha liberdade na cadeira de rodas. 
Mas em questão de fisioterapia, esse não é o foco deles. 
Então entenda, ninguém fica em casa parado sem fazer fisioterapia porque quer, ninguém quer ficar atrofiado e dependendo de alguém. 
Assim como cada um tem sua lesão, cada um tem uma condição financeira diferente. 
E cada um tem uma REABILITAÇÃO e RECUPERAÇÃO diferente! 
Não me compare a ninguém, pois odeio quando fazem isso! E acho que desabafei por muitos que passam pela mesma situação. 
Obrigada por me "ouvir". 






0 comentários :

Me deixa desabafar! Copyright © 2013 - Designer by Papo Garota - Mais Template Mais Template